terça-feira, 9 de outubro de 2007

QUEM SOU... E A QUE SOU CHAMADO

Olá, minha gente! A pedido do Ministro da Fraternidade da OFS do Senhor do Calvário, em Penafiel, Irmão José Garcês, faço, nestas breves linhas, a minha apresentação.
Chamo-me José Dias de Lima e sou membro da Província dos Frades Menores dos Santos Mártires de Marrocos em Portugal. Nasci a 17 de Maio de 1961, na Freguesia de S. João da Ribeira, em Ponte de Lima. Tomei o hábito franciscano, a 7 de Setembro de 1984, no Convento de Varatojo, em Torres Vedras e, cumprido o ano de prova ou noviciado, fiz os meus votos simples a 7 de Setembro de 1985, neste mesmo convento. Após alguns anos de formação franciscana no Seminário da Luz, em Lisboa, e, enquanto caminhava no meu curso de Teologia, na Universidade Católica, rumo à minha ordenação sacerdotal, fiz a minha Profissão Solene no dia 11 de Novembro de 1990, às mãos do então Ministro Geral da Ordem, Frei Jonh Vaugh. Terminado o meu curso de Teologia, com a minha tese de licenciatura, em Teologia Dogmática, sobre a Eucaristia, em Junho de 1991 fui ordenado Diácono, no Mosteiro dos Jerónimos, pelo Sr. Cardeal Patriarca de Lisboa de então, D. António Ribeiro e, a 19 de Julho de 1992, fui ordenado sacerdote no Convento de Montariol, em Braga, pelo Sr. D. Ernesto Costa. A minha Missa Nova foi alguns dias depois, na minha freguesia de nascimento.
Após a minha ordenação como presbítero, estive três anos no Colégio de Montariol, fiz o segundo triénio na Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus de Leça da Palmeira, segui outro triénio para a Fraternidade de S. Francisco, em Lamego e, finalmente, estive na Comunidade de S. Pedro de Vila Real, durante seis anos. De entre algumas responsabilidades que assumi, nestas Fraternidades, destaco as duas principais que foram: a União Missionária Franciscana e a Assistência à OFS, mormente Bragança, Freamunde, Ponte de Lima e Vila Real.
Quinze anos depois da minha ordenação, pela primeira vez, cheguei à Fraternidade do Senhor do Calvário, em Penafiel, onde permanecerei até quando os meus Superiores Maiores entenderem. Venho com a missão de assumir algumas responsabilidades que me foram atribuídas, entre as quais a UMF local e regional, bem como a Assistência das Fraternidades da OFS do Senhor do Calvário, em Penafiel, e a OFS de Freamunde.
O meu propósito é o mesmo de sempre, espalhar a paz e o bem e ser presença de Francisco no meio do Povo para onde o Senhor Jesus me envia, assumindo, com alegria franciscana, os encargos que o Altíssimo, Omnipotente e Bom Senhor acaba de dar-me.
Assim, com o auxílio da minha Fraternidade, tudo farei para ajudar os meus Irmãos Terceiros de Penafiel e Freamunde, bem como todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vierem ao meu encontro, a caminhar em direcção ao Único Bem, ao Supremo Bem, ao Bem Completo: DEUS, PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

A todos um abraço fraterno de Paz e Bem
e votos de uma sã convivência franciscana.
Padre Frei José Dias de Lima, OFM

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Amigo Frei Lima, é com grande alegria e felicidades que O recebemos nesta Comunidade Franciscana de Penafiel e tudo faremos para que sinta bem no meio desta Familia Franciscana e das gentes de Penafiel.
Que Deus O ajude a cumprir estas novas responsabilidades com grande elevação e lhe vá criando grandes dificuldades em deixar esta Comunidade.
Fazemos votos e tudo faremos para que a sã convivência fransciscana seja uma realidade.
Um abraço fraterno de Paz e Bem do Irmão José Manuel Brochado.